O Menor Aquário do Mundo



Duas colheres de chá, é o volume da água do menor aquário do mundo. Ele foi criado por microminiaturista Anatoli Konenko da cidade siberiana de Omsk. 10 mililitros de água cabem num cubo de vidro, cujas dimensões são 30 x 24 x 14 mm. Dentro do aquário nadam minúsculos peixes vivos. Nele estão também a areia e pedrinhas multicolores com algas. Dentro do miniaquário existe, inclusive, um filtro destinado a purificar a água. A execução desta obra prima levou cerca de duas semanas.



Anatoli Konenko dedica-se à arte de microminiatura há precisamente 30 anos e é o mestre mais exímio desta arte na Sibéria. Ele inventou a tecnologia de pintura nos grãos de arroz e de papoula e, inclusive, no cabelo humano. Criou miniferramentas especiais. Anatoli soube despertar interesse em relação a miniaturas também no seu filho e ele ajudou o pai a fazer o aquário.



O meu filho cria peixinhos. Enquanto olhávamos, tivemos a idéia de fazer um pequeno aquário e resolvemos descobrir, qual era o aquário menor do mundo. Soubemos através da internet que o volume do menor aquário era 60 mililitros e nós resolvemos fazer um outro, ainda menor. Fizemos cálculos, resultou que éramos capazes de fazer um aquário de 10 mililitros.



Neste cubinho minúsculo foram postos alevinos, pois os peixes adultos, mesmo os menores, não cabem no menor aquário do mundo. Este não é o primeiro recorde de Anatoli Konenko. Em 2002 no Livro de Recordes Guinness foi registrado o seu microlivro , cujo tamanho era inferior a um milímetro. O livro é feito em conformidade com todas as tecnologias da arte editorial - impressão em offset e uma capa rígida fixa por costura.




A microminiatura é um modo de auto-expressão, - diz Anatoli.




Posso exprimir através da arte tudo que estudo, tudo que vejo em torno e é através da arte que consigo a minha auto-expressão. É esta a minha vida, é só isso que faço. Conheço outros artífices e eles conhecem a mim, mas só através das minhas obras. Mantenho contato com os artífices da Rússia através da Internet, vemos todas as obras novas que surgem. Não discutimos as nossas obras – quem fez melhor, quem pior... Não fazemos competição, pois existem muitas esferas e cada um trabalha na sua. E se alguém fez uma coisa digna de nota, sinto-me feliz de que este homem vive na Rússia. Eles não são muitos e devemos conhecê-los e orgulhar-nos daquilo que eles fizeram para o país.



As exposições de Anatoli Konenko já foram realizadas nos EUA, Alemanha, França, Chequia, Espanha, Japão e na China. As suas obras encontram-se em muitos museus,coleções particulares e bibliotecas. Obras admiráveis deste artífice estão nas coleções dos presidentes da Rússia, Coréia, Bielorus, Chequia e Eslovênia. Por enquanto, não se sabe, onde será guardado o menor aquário do mundo, feito na Sibéria.

Assista ao vídeo:

0 comentários:

Postar um comentário