Objetos Surrealistas

Salvador Dalí

O surrealismo é uma das fases mais conhecidas e pesquisadas da história da arte. Mesmo assim, ainda há muitas facetas a serem descobertas. Nos anos 1930, além de pintar, os surrealistas criaram objetos e esculturas curiosas. Salvador Dalí fez em 1936 este "Telefone-Lagosta ou Telefone-Afrodisíaco".

Conroy Maddox

A mostra "Objetos Surrealistas" no espaço de exposições Schirn Kunsthalle, em Frankfurt, apresenta esta importante fase da arte moderna sob uma nova perspectiva. Cerca de 180 obras de 51 artistas podem ser vistas, entre elas a "Onanistic Typewriter", a máquina de escrever com pregos no teclado, de Conroy Maddox, uma criação de 1940.

Marcel Duchamp

"Por favor, toque" está escrito em língua francesa na capa do catálogo de uma exposição surrealista de 1947. A ilustração da capa apresenta um seio em espuma, que lembra um misto de fantasia de carnaval e prótese barata, uma anedota típica de Marcel Duchamp e Enrico Donati. Segundo os artistas, tocar um seio em público não deveria continuar sendo fantasia reprimida.


Wolfgang Paalen

Muitos dos objetos ainda não haviam sido mostrados em público. O absurdo guarda-chuva feito de esponja natural, que ao invés de ser impermeável absorve a água, é da autoria do artista alemão Wolfgang Paalen.


Meret Oppenheim

A mostra apresenta também peças de 11 mulheres. São obras de arte absurdas construídas com materiais heterogêneos e muitas delas repletas de conotações sexuais, como por exemplo esta luva de pele onde na extremidade dos dedos há unhas pintadas de esmalte vermelho, da autoria da artista americana Meret Oppenheim.


Man Ray

Utilizando apenas um tecido quadriculado sobre uma mesa, Man Ray representou um casal. O pênis do homem é de tecido e o órgão genital da mulher é um pedaço de pele. Tais observações irônicas sobre a vida burguesa de um casal e seu comportamento sexual são típicos do artista.


Marcel Marien

Objetos do dia-a-dia saíram de seu contexto habitual e entraram para o mundo da arte. Man Ray pintou um pão de azul e colocou pregos na base de um ferro de passar roupas. Já Marcel Marien criou em 1937 um óculos de apenas uma lente, que denominou "L'introuvable".


Hans Bellmer

Em 1971, o artista desmontou uma boneca e a reinventou com pernas torcidas. Raoul Ubac inseriu pregos nos mamilos de manequins de vitrine. Os surrealistas consideravam as fantasias eróticas a principal motivação da ação humana.

Wilhelm Freddie

O dinamarquês Wilhelm Freddie juntou-se aos surrealistas parisienses em 1929 e sentiu-se imediatamente integrado ao movimento. Sua peça de 1936 "Le Bureau de Zola" (A escrivaninha de Zola) brinca num plano intelectual com tabus como morte e sexualidade.


Psicologia

Diversos objetos do cotidiano, como arame farpado e uma bola de futebol americano, se encontram em uma obra de arte. Essa inusitada combinação tem como objetivo despertar um processo psicológico no observador. A meta dos surrealistas é mudar o pensamento, a vida e a sociedade.

Empacotamentos

Man Ray denominou este objeto de 1920/1972 "O Enigma de Isidore Ducasse". Ele poderia ser uma máquina de costura, envolta em uma coberta e amarrada com corda. Lembra o poeta Lautréamont, que cita em uma parábola: "Belo como o encontro de uma máquina de costura e um guarda-chuva numa mesa de autópsias".


Surrealismo hoje

Muitas obras expostas parecem ter sido recém-criadas. Enquanto a pintura surrealista teve pouca influência na arte contemporânea, a dos objetos surrealistas pode ser observada ainda hoje. O grupo de estudantes et al. foi convidado a apresentar sua visão do surrealismo através de uma instalação. A mostra em Frankfurt vai até 29 de maio.

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